segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Reflexão e relato sobre nossa jornada no curso Leitura e Escrita em Contexto Digital


               Pois bem, assim como tudo que é bom acaba, também se encerra nosso curso de Leitura e Escrita em Contexto Digital, ficou o gostinho de saudades e aquela vontade de ficar mais.
            Para matar a saudades, produzimos com todo o carinho nosso relato, um pouquinho da nossa história, reflexões, aquilo que vivemos e dissemos nesse caminho trilhado. Quem ensina sabe aprender, reaprender, esquecer e tentar de novo, assim bem disse Rubem Alves nesse trechinho transcrito abaixo: 

Eu quero desaprender para aprender de novo.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.”

Rubem Alves

            Começamos o curso em há dois meses, a proposta era aprender a lidar com as plataformas digitais para ensinar a ler, mas ler de verdade como disse lá no fórum da primeira semana a Ana...

“Acredito que faz parte do nosso "papel" como educadores tentar mostrar para "o outro" as diversas formas de leitura, inclusive a leitura de mundo que deve ser feita a todo o momento, se de fato queremos interagir...
Todos somos responsáveis pelo ensino/aprendizagem e mais se aprende quanto mais se ensina...”

Ana Maria Baptista Alves

            Trouxemos na bagagem o que aprendemos em nosso cotidiano de trabalho, ideias para compartilhar, como fez a Bete, lá no comecinho de outubro:

“o professor deve oferecer aos alunos, textos literários que sejam interessantes, fazendo inferências, resgatando informações e o vocabulário em determinados contextos, instigando os alunos a fazerem antecipações, desta forma o aluno vai criando vínculos com a leitura; enquanto na biblioteca o aluno busca o tipo de literatura que mais gosta, que mais se identifica.”

Elisabete Pereira Pardinho

            Pensamos em nossos medos e limitações, mas mantivemos nossas esperanças para prosseguir e nos tornar melhores profissionais, como a querida Leila nos ensinou ao compartilhar um pouquinho de sua história:

“Eu, estudante de letras (apenas) não aprendi a alfabetizar e isso dificulta ou torna inviável o nosso trabalho me causando uma angústia e uma sensação de impotência... Gostaria muito de saber e poder mudar essa realidade, aí sim a leitura  fará diferença na vida de todos os alunos.”

Leila Aparecida Almeida Prado

            Ao aprender a lidar com esse mundo digital, fomos forçadas a desenvolver nossa autonomia, aprender em outro universo, que nos intimidou um pouco, mas nunca nos desmotivou.

“Autonomia tem tudo a ver com liberdade de escolha (...) Sem comprometimento não há envolvimento, e sem envolvimento nada se aprende, nada se ensina. A prática consciente e interessada é o melhor caminho para o aprender a aprender e apreender.”

Rosangela Alexandrine dos Santos

            Assim escolhemos enfrentar essas águas para nós tão difíceis da Era Digital, por fóruns nos conhecemos, conversamos, e formamos esse blog, precisamente no módulo dois, na segunda e terceira semana do nosso curso, hora das primeiras postagens, lembra? Aquelas em que nos apresentamos?



            No módulo três criamos diálogos, alguns com finais surpreendentes e divertidos, que com carinho postamos nesse blog para compartilhar com vocês. Para esses temos agora até uma trilha sonora proposta pela Rosangela que bem lembrou da música de  João Bosco, “De frente pro crime” e até que combina bem, com tantos desfechos inesperados!



            E por fim, o módulo quatro, nossa despedida, postaremos no blog o relato reflexivo de cada uma das autoras, sabe aquele momento do “grand finale” em que a gente avalia a jornada e o que essa nos trouxe de aprendizado? Pois é!

“A boa leitura, bons livros são ótimos recursos para a viagem ao interior de nós mesmos e para o conhecimento.”

Ana Maria Baptista Alves
           
            Assim, fizemos e refizemos leituras sobre nós, nesse curso nos reencontramos com o prazer de escrever, de compartilhar, de se divertir com que nós e os nossos colegas foram capazes de criar, agora chegamos ao fim de jornada e iniciamos outra, aquela em que vamos levar um pouquinho do que sentimos e aprendemos, para nossa sala de aula, repensar nossas práticas, tornar mais divertidas e aproveitar melhor as ferramentas digitais para nossa missão de educar!

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